Tuesday, June 12, 2007

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Airbus A380
Tipo Avião comercial
Fabricante Airbus
Primeiro vôo 27 de Abril de 2005
Capacidade de 555 a 845 passageiros passageiros
Custo unitário 290 milhões de dólares
Comprimento 72,75m metros
Envergadura 79,80m metros
Altura 24,08m metros
Velocidade máxima 970 km/h
Peso máx. decolagem 560.000kg kg
Nota:

O Airbus A380, construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems), é o maior avião comercial de passageiros da história. O avião, chamado frequentemente de Superjumbo, fez seu primeiro vôo experimental em 27 de Abril de 2005 em Toulouse, França.O A380 consumiu mais de dez anos e cerca de 12 bilhões de euros (R$ 35,1 bilhões) para ser desenvolvido. O avião gigante, que fez o seu vôo inaugural no final de abril, foi a estrela da Paris Air Show, feira no campo aéreo de Le Bourget, nos arredores de Paris (França).


[editar] Certificação e Entregas

A certificação foi obtida no dia 12 de dezembro de 2006 emitida pela FAA e EASA, executadas por 7 aeronaves com planos de certificação em vôo e em solo, finalizada em 30 de novembro de 2006, e comandada por 800 pilotos de testes da Airbus e das companhias compradoras, e os vôos comerciais iniciam no último trimestre de 2007. A primeira operadora para esta aeronave será a Singapore Airlines de Singapura.

[editar] Números

O Gigante em Números
Nome Airbus A380
Tipo Avião comercial
Fabricante Airbus
Primeiro Vôo 27 de Abril de 2005
Passageiros 555 a 845
Custo USD 290 milhões
MODELOS A380-800 A380-800F
Peso Vazio 277.000kg 252.000kg
Peso Máximo 560.000kg 590.000kg
Comprimento 72,75 72,75
Envergadura 79,80 79,80
Altura 24,08 24,08
Velocidade 970 950
Altitude de Cruzeiro 15.200m / 40.000 pés 15.200m / 40.000 pés
Autonomia 14.800km 10.370km

[editar] Primeiros Vôos com Passageiros

04 de Setembro de 2006 - Um A380 com 474 funcionários da EADS fez seu primeiro vôo com passageiros partindo e retornando para a cidade de Toulouse na França com objetivo de checar os serviços de bordo.

19 de Março de 2006 - Um A380 com 483 passageiros incluindo funcionários da EADS, Lufthansa e jornalistas fez seu primeiro vôo para os EUA. Objetivo é ajustar os sistemas de vôo com diversas escalas.

[editar] Motores

Tendo 4 motores Turbofan Rolls Royce Trent 900, com potência de 311 kN, (70,000lb), ou Engine Alliance GP7200 340 kN (76,500lb).

A Rolls Royce foi escolhida em 1996 como a fornecedora oficial dos motores do A380, com o motor Trent 900.

A General Electric e a Pratt & Whitney se aliaram em 1996 para desenvolver o GP7200, um motor avançado, de alta tecnologia e elevado rendimento.

O GP7200 usa sub-sistemas do PW4000 e do GE90 (maior e mais potente motor do mundo com 115000 lbf de empuxo e 3.43 metros de diâmetro, usada no Boeing 777).

O GP7200 foi originalmente desenvolvido para ser usada no Boeing 747 500/600X, que foi cancelado devido a falta de demanda nas linhas aéreas.

O GP7200 acabou sendo adaptado para ser usada no A380.

[editar] Complexo Industrial e Montagem

Para que fosse possível a fabricação do avião, a Airbus teve de construir novas instalações. Foram preparadas centrais de trabalho em quinze cidades, três delas na Espanha, seis na Alemanha, quatro na França e duas no Reino Unido. Na maioria dos casos, foi necessária a construção de novos edifícios para receber as modernas linhas de produção. O último prédio a ser inaugurado foi o de Hamburgo, na Alemanha, onde será realizada a montagem de componentes.

Localizado em uma área de 140 hectares ao lado do Rio Elba, o edifício tem 27 000 metros quadrados de superfície e 35 metros de altura. Para se ter uma idéia da magnitude da obra, em sua construção foram utilizadas 4 800 toneladas de aço. Além da montagem de componentes e sistemas avançados, a sede alemã também ficará responsável por alguns testes de vôo e pela entrega das aeronaves para os clientes da Ásia.

Na cidade de St. Nazaire, na França, foi erguido um hangar destinado à instalação de interiores e à pintura das aeronaves. Com 370 metros de comprimento e 32 metros de altura, é um dos maiores do mundo. O lugar poderá abrigar até quatro A380 ao mesmo tempo. Em alguns casos, construções antigas tiveram de ser derrubadas. Em Broughton, cidade vizinha de Liverpool, na Inglaterra, parte do prédio original foi colocada no chão e, depois, reconstruída para que se pudesse construir as asas do gigante da Airbus. O principal hangar de construção do A380 fica em Toulouse, na França, onde será feita a montagem final dos aviões. Como ocorreu com o A340 e o A330, as instalações existentes não eram suficientes. Mais uma vez, a Airbus teve de ampliar a sede (há quem brinque que, se no futuro a empresa decidir fazer uma aeronave ainda maior, não haverá espaço suficiente no mundo). A linha de montagem do A380 foi construída em uma área de 200 hectares perto do aeroporto local

[editar] Compostos de Fabricação

Para a construção de sua mais ambiciosa aeronave, a Airbus decidiu fazer uso dos mais modernos e confiáveis materiais disponíveis no mercado. Em função dessa preocupação, foram amplamente utilizados materiais como fibras de carbono e alguns tipos de plásticos reforçados. Fabricadas pela Eads-Casa, as superfícies traseiras de controle serão de fibra especial, assim como partes da asa. Tudo isso diminuirá consideravelmente o peso final da aeronave, permitindo que seu tamanho descomunal não prejudique o seu desempenho. Em relação às asas, novos tipos de ligas metálicas também estão sendo utilizadas, de forma a baratear e, ao mesmo tempo, conferir maior leveza, resistência e segurança aos equipamentos. Segundo a Airbus, cerca de 40% do A380 será de fibra de carbono e novas ligas metálicas.

A parte superior da fuselagem será feita, pela primeira vez na história da aviação, de um novo material chamado Glare, que consiste em finas lâminas de alumínio combinadas com fibras de vidro. O resultado é um composto 10% menos denso que o alumínio, que irá assegurar uma redução de incríveis 800 quilos no peso final do avião. Além disso, o Glare é mais resistente à corrosão, ao fogo e à fadiga por excesso de uso.

Outro importante avanço desenvolvido pelos engenheiros da Airbus é a mudança do centro de gravidade do avião, que passou a ser 6% mais atrás do que normalmente é feito na fabricação de aviões. Somada ao novo sistema fly-by-wire, a mudança permite um melhor controle aerodinâmico e, como conseqüência, o aumento do desempenho da aeronave.

As turbinas do A380 também contribuíram decisivamente para a diminuição do peso do avião. A Airbus aumentou em 60% a pressão dos sistemas hidráulicos, o que equivale à utilizada na aviação militar. Além disso, os engenheiros conseguiram reduzir o diâmetro das turbinas sem prejudicar o seu desempenho final. Com todas essas medidas, foi possível reduzir em aproximadamente uma tonelada o peso do avião. De acordo com os engenheiros responsáveis pela construção do Airbus A380, se novas técnicas não tivessem sido utilizadas, incluindo uma inovadora forma de soldar a fuselagem, a aeronave seria pelo menos 15 toneladas mais pesada, o que comprometeria por completo a execução do projeto, tornando-o caro demais para os padrões atuais.

[editar] Preço

Nenhum preço foi oficialmente anunciado, mas estima-se por volta de $292 milhões de dólares a unidade básica.

[editar] Encomendas

14 Companhias de Aviação já encomendaram 156 aviões A380 para passageiros. As unidades do A380 cargueiro estão temporariamente paralisadas, devido à restruturação da EADS.

Companhias Tipo Motores
A380-800 A380-800F Opções
Air France 10
4 GP7200
China Southern Airlines 5

A contratar
Emirates 43

GP7200
Etihad Airways 4

Trent 900
ILFC 10

GP7200
Kingfisher 5

A contratar
Korean Air 5
5 A contratar
Lufthansa 15
5 Trent 900
Malaysia Airlines 6

Trent 900
Qantas 20
5 Trent 900
Qatar Airways 2

A contratar
Singapore Airlines 19
7 Trent 900
Thai Airways International 6

Trent 900
Virgin Atlantic 6
10 Trent 900
Total: 156 36

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas


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